O Líder, deve ser acima de tudo, gestor de pessoas!

O Líder que consegue liderar primeiro as pessoas, terá como consequência um bom processo e resultados assertivos.

Existem várias maneiras de ser Gestor de Pessoas e uma dela, que eu considero uma das mais importantes, é conhecer cada integrante da sua equipe, na sua individualidade, entendendo o seu perfil e diria mais, a sua essência.

Existem testes de perfil, que é possível compreender a fundo como cada pessoa age e reage diante de situações em que são expostas ou exigidas, entender como funcionam ao trabalhar em projetos e com a equipe, vou dar alguns exemplos:

Alguns profissionais são mais planejadores, esse perfil tende a entregar algo que foi solicitado com mais demora, pois ele tem que planejar como fazer, ter total entendimento do que será entregue, se certificar se está correto e só então, finalizar a tarefa.

Outros profissionais são mais executores, eles tendem a ser mais ágeis nas entregas, pois prevalece a execução e finalização da entrega, são mais diretos em suas atitudes.

Se não tiver esse entendimento de como cada um funciona, os profissionais que são mais planejadores, podem ser vistos, no primeiro momento, como lentos ou desinteressado, quando na verdade, são pessoas mais cuidadosas. Já os executores, caso entreguem algo ruim, podem ser vistos como desleixados ou que não estão interessados em fazer um bom trabalho.

O Líder sabendo como cada um funciona, saberá falar como cada um responde melhor, saberá o que esperar de cada um, isso alinha as expectativas e evita interpretações erradas, poderá traçar atividades e movimentar as pessoas certas para as tarefas, entre muitas outras possibilidades.

E você, o quanto acha que conhece os integrantes de sua equipe?

 

Débora Gibertoni

Coach Executiva e de Negócios & Mentora Comportamental de Líderes