A algum tempo atrás, cada geração era considerada um intervalo de 25 anos, hoje em dia, esse tempo caiu para 10 a 20 anos de uma geração para outra.

E isso se da por diversos motivos, entre eles, os novos formatos das famílias, o ciclo econômico, a política globalizada, a responsabilidade social…

É muito importante que os Líderes entendam as diferenças entre as gerações e principalmente como cada geração pensa e age.

Veja algumas características:

  • Boomers (1926 – 1945): Disciplinados, Leais, trabalhadores tradicionais, formais e respeitam a hierarquia.
  • Baby Boomers (1946 – 1964): Não se preocupam com qualidade de vida, gostam de emprego fixo e estável, foco no curto prazo, vestem a camisa.
  • Geração X (1965 – 1983): Equilibram entre objetivos de carreira e qualidade de vida, tem medo inconsciente de ser demitido, sentem-se ameaçados pela geração X, são empreendedores.
  • Geração Y (1984 – 1995): Imediatistas, desejam inovar a qualquer custo, buscam novas experiências, querem flexibilidade de horários, não abrem mão de gerenciar simultaneamente a vida pessoal e profissional
  • Geração Z (1996 – 2014): Impacientes, nativos digitais, mais interessados em “estar” do que “ser”

Tanta diferença de uma geração para outra pode causar conflitos, se caso o Líder não souber diferenciar e lidar com essas gerações.

Faça um exercício rápido e defina qual é o formato da sua equipe hoje em relação as gerações e entenda o que você pode fazer com as informações acima a seu favor.

Bom Trabalho!

 

 

Débora Gibertoni

Coach Executiva e de Negócios & Mentora Comportamental de Líderes