“A eficiência consiste em fazer certo as coisas, geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menos orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, já a eficácia consiste em fazer as coisas certas, geralmente ao nível gerencial! ” Peter Drucker
E aí Líder, já tem a resposta?
Me deparo com essa situação em 90% dos atendimentos com líderes e executivos.
Muitos profissionais questionam o porquê que trabalham, trabalham, trabalham e não conseguem ter grandes avanços e não atuam de forma estratégica na Organização.
A resposta é exatamente essa, o foco da liderança está em ser eficaz, em executar tarefas operacionais, ao invés de ter o foco em ser eficiente, atuando diretamente na estratégia do negócio.
Os Líderes centralizadores, correm esse risco de forma intensa, pois acabam querendo ter o controle da situação, em ter a certeza que está sendo feito da forma certa e acabam colocando a mão na massa.
O Líder deve ter o foco da eficiência, que é garantir que as coisas certas sejam feitas, mas por seus liderados, dessa forma estarão liderando de forma estratégica e os resultados serão muito mais expressivos para o Líder e para a Organização.
E então Líder, qual será a próxima tarefa que você vai realizar de forma eficiente?
Débora Gibertoni
Master Coach de Negócios & Trainer